Praia de Atafona, São João da Barra/RJ

Praia de Atafona, São João da Barra/RJ

Falar sobre a praia de Atafona requer uma perspectiva histórica de um lugar que percorreu minha infância, e depois de anos morando em Niterói/RJ, em 2003 pude ter um retorno a esse local com projeto formal de pesquisa financiado pelo CNPq. E depois disso trouxe em minha produção acadêmica a marca de série de produções acadêmicas, com estudantes e colegas professores. Estudantes da UFF e da UERJ, de cursos como Geografia, Geofísica e Engenharia Cartográfica.

Tive trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Latinoamericanos nas áreas de Cartografia, Geodésia, Sensoriamento Remoto, Geologia, Geomorfologia, Geografia Física e Oceanografia. Foram participações em frentes de trabalho que trouxeram avanços em resultados de pesquisas científicas, todos publicizados. Sou grato aos professores Mauro Argento, Kenitiro Suguio (in memorian), Aristides Arthur Sofiatti Netto e outros que me antecederam estudando com afinco e muita seriedade Atafona e seu entorno, em especial a planície Quaternária do rio Paraíba do Sul e sua evolução histórica.

Aprendi com muitos colegas docentes, também profissionais de Geociências, sobre como entender os processos costeiros lá destacados e em curso até hoje. Depois de defender doutorado em Geografia em 2005, não me contentei, e fui estudar Geologia do Quaternário no Museu Nacional-UFRJ. Experiência incrível, conheci professores pesquisadores excelentes, e pude mergulhar em áreas como Arqueologia, Geologia Ambiental, Mineralogia, Antracologia, Palinologia, por exemplo, ampliando conhecimento em outras dimensões temáticas. Pude ter de fato autonomia em analisar e interpretar os processos da planície costeira do rio Paraíba do Sul, com mais propriedade, e mais profundidade.

...